Como se comunicar melhor por e-mail ou mensagem

Conheça as principais técnicas para se comunicar melhor por e-mail ou mensagem e melhorar os resultados da sua empresa

Comunicar-se significa transmitir uma informação de uma pessoa para outra, de forma que esta seja devidamente compreendida.

Em relação a este assunto, um ponto muito importante é que a comunicação vai muito além daquilo que queremos transmitir, ela depende também do que outro irá entender ao recebê-la.

Atualmente, existem inúmeras maneiras de nos comunicarmos. E no mundo corporativo, a comunicação através de correio eletrônico (o e-mail) é uma das mais populares e funcionais.

Para que a comunicação ocorra de forma clara e objetiva, preparamos um breve roteiro para redigir um bom e-mail. Vale para mensagens também, lembrando que por e-mail podemos detalhar melhor o que precisamos e não demanda imediatismo na resposta.

Se você precisa de uma resposta urgente, opte por enviar uma mensagem através dos comunicadores instantâneos, como o whatsapp, por exemplo.

Etiqueta da comunicação por e-mail nas organizações

Algumas regras básicas são necessárias e entendermos como se comunicar melhor por e-mail. Vejamos:

  1. atentar-se ao destinatário: a primeira coisa que devemos observar é para quem iremos enviar a mensagem. Conforme quem irá recebê-la, adequarmos o tipo de comunicação, mais formal ou mais descontraída, por exemplo;
  2. evitar usar abreviações e termos coloquiais: sabemos que no mundo virtual, muitas palavras são reduzidas ou até mesmo escritas de formas diferentes, mas para uma comunicação empresarial esta forma pode não caber;
  3. não utilizar letras maiúsculas em todo o texto: o texto todo em maiúsculo remete a uma comunicação agressiva, portanto restrinja apenas para uso de siglas;
  4. comunicação clara e objetiva: quanto mais claro e objetivo o e-mail for, mais assertiva será a mensagem transmitida;
  5. especificar o tema do e-mail no “Assunto”: este campo deve conter uma prévia do tema que será tratado no e-mail, desta forma facilita para que irá recebê-lo e ajuda a definir o grau de prioridade ao verificar a mensagem.
  6. sempre que possível, abordar 1 assunto em cada e-mail: quando separamos os assuntos por e-mail, a probabilidade de termos uma resposta mais assertiva é muito maior;
  7. finalizar o e-mail com suas credenciais: ao terminar a mensagem, sempre utilize palavras como atenciosamente, cordialmente e sua assinatura, contendo o nome completo, contato, setor e empresa por exemplo.

Outros pontos para uma boa comunicação por e-mail ou mensagem

Além dos requisitos básicos que já vimos, podemos deixar nosso e-mail ainda mais profissional com essas dicas:

  1. Além do texto no corpo do e-mail, será enviado algum arquivo?

Então não esqueça de verificar se o arquivo foi realmente anexado.

2. Posso utilizar emojis ou imagens?

Claro, mas lembre-se que o uso pode demonstrar emoção, portanto, cautela. Guarde para e-mails pessoais ou use-os com parcimônia.

3. Preciso revisar o texto antes de enviar o e-mail?

Sempre, tanto a parte de compreensão quanto a gramatical.

4. Posso utilizar listas ou tópicos?

Com certeza, esta forma de redigir facilita muito a leitura e torna o conteúdo mais dinâmico.

Bônus: mensagens escritas de forma positiva tendem a ser mais facilmente compreendidas pelo leitor, portanto ao invés de escrever que você não estará na empresa em determinado momento, opte por redigir afirmativamente, por exemplo: estarei na empresa na primeira quinzena do mês.

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Brincadeiras à parte, muitas vezes, utilizar dos recursos visuais pode trazer mais clareza à comunicação. Por isso, utilize-os sempre que houver relevância, sejam imagens, gráficos, fluxogramas, mapas mentais etc.

Algumas pesquisas apontam que um conteúdo que apresenta recursos visuais é lembrado 65% mais vezes que um texto, por exemplo.

Mas, assim como os emojis, as imagens refletem emoção, por isso, no meio corporativo lembre-se sempre de utilizar imagens relacionadas ao tema do e-mail e que transmitam de forma profissional o que a mensagem quer passar. Por exemplo: ao descrever os resultados da empresa, pode-se utilizar gráficos para destacar a mensagem.

Considerações finais

Comunicar-se é algo fundamental tanto nas empresas quanto na nossa vida pessoal, por isso, escolher a melhor forma de transmitir a mensagem que queremos passar é muito importante.

No texto de hoje, vimos que além disso, existe a forma como o receptor da mensagem irá codificá-la e então entendê-la. Por isso é preciso compreendermos a comunicação como um todo. Algo que que percorre um caminho entre você e o seu leitor.

Assim, para evitarmos ruídos na comunicação, é preciso estar atentos ao tipo de leitor que irá receber a mensagem. E, é claro, acertar a mensagem de acordo com o público alvo.

Através das técnicas apresentadas, tenho certeza que sua comunicação escrita será muito mais assertiva! O que ajudará a evitar desentendimentos e, por consequência, algum retrabalho.

Além disso, não se esqueça nunca: quanto mais simples for a comunicação, melhor! Esse é o maior segredo sobre como se comunicar melhor por e-mail, mensagem, ou qualquer outra via!

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Dicas de como ter uma boa auditoria

Dicas de como ter uma boa auditoria

Se você já passou por uma auditoria, sabe que a ansiedade é quase inevitável. Mas, em vez de enxergar esse momento apenas como um teste ou obstáculo, que tal usá-lo como uma oportunidade de crescimento para a empresa? Confira nossas dicas de como ter uma boa auditoria.