Uma nova visão sobre o requisito 4.0 (contexto da organização) presente na ISO 9001:2015 e na nova ISO 56.002 (ainda a ser publicada) pode ser transferida de uma forma simples e eficiente ao conhecimento de todos colaboradores, da alta administração ao chão de fábrica.
Muitas empresas que já possuem a certificação ISO 9001:2015 estão tendo dificuldades para entender como trabalhar a migração da versão 2008 para versão 2015 e grande parte desta dificuldade está diretamente ligada ao requisito 4.0 Contexto da Organização. Vou te revelar um segredo: existe uma forte relação deste requisito com o que o mercado tem chamado de transformação digital.
A tal transformação digital não é apenas uma mudança relacionada a digitalização de processos ou documentos como o próprio nome sugere. A transformação digital começa especialmente dentro da mentalidade de cada profissional, pois quando falamos de digital estamos nos referindo também a forma de pensar dos profissionais do século XXI. Profissionais do século XXI possuem mindset de crescimento e isso impacta diretamente no entendimento do que é contexto organizacional neste século.
Esta dificuldade se dá especialmente pelo fato da alta administração não conseguir enxergar de forma clara o todo, ter uma visão clara e sistêmica da organização do atual momento, ter uma visão holística e conseguir transmitir isso de forma simples a todos. Se a alta administração peca neste alinhamento de visão, imaginem seus colaboradores. Este é o problema. Te garanto que esta é a trava da migração para a ISO 9001:2015 e te dou exemplos de empresas que superaram este problema.
O fato é que ter esta visão holística nunca foi simples, pois é necessário ter uma visão horizontal de processo e nossas organizações são verticalizadas em silos funcionais. No entanto alguns profissionais conseguem enxergar o todo o que trás para ele uma facilidade na comunicação. Quando você tem algo claro em sua mente suas ações são mais direcionadas e assertivas, em qualquer projeto.
Este é um ponto que pesa bastante no desenvolvimento profissional de cada indivíduo dentro da empresa. Esta é uma habilidade bastante importante nos dias de hoje, ou seja, conseguir se transformar e enxergar a organização como um organismo único, um todo. Isso também é transformação digital.
A boa notícia é que algumas empresas já entenderam que o alinhamento desta visão com todos os colaboradores deixam tudo mais claro, os profissionais acabam enxergando onde estão e onde podem chegar, além de transferirem esta visão aos seus departamentos e também ao futuro da organização usando uma linguagem simples e única. Da portaria ao CEO o idioma de negócio será o mesmo ! Como ?
Trabalhando o alinhamento do PROPÓSITO em primeiro lugar, da visão e do contexto organizacional usando técnicas de MODELAGEM DE NEGÓCIO e GAMIFICAÇÃO. Empresas como Mercedes Benz, Sicoob, Primato, FINEP já entenderam e estão neste momento aplicando a metodologia com sucesso.