Como tratar Recomendações de Melhoria

Em um processo de auditoria de certificação da QMS é comum gerar recomendações de melhoria durante o processo, essas recomendações fazem as organizações melhorarem seus sistemas de gestão e processos.  

Na QMS, definimos recomendações de melhoria como:

  • A conformidade com os requisitos dos critérios de avaliação (Normas) podem estar em risco e a organização está obrigada a investigar o potencial da não conformidade e implementar ações.

Ao final da auditoria de certificação, o auditor pode deixar com a organização uma ou mais recomendações de melhorias, na QMS, essas recomendações devem ser tratadas e na próxima auditoria serão verificadas para avaliação de sua eficácia.

 

Mas afinal, como tratar recomendações de melhoria?

A organização pode utilizar a mesma sistemática interna para tratamento de não conformidade e assim dar tratamento as recomendações de melhoria com ações corretivas e processo de verificação de eficácia.

  • Correção/Disposição: A organização precisa avaliar uma correção imediata, também denominada de disposição, para a recomendação de melhoria apontada. Esse processo tem por objetivo sanar a situação de imediato.
  • Causas: Assim como em não conformidades, é necessário a organização avaliar possíveis causas que geraram esse apontamento.  Dentro da sistemática da empresa já existe método definido para análise de causa, portanto deve ser aplicado como tal. Ferramentas como o Diagrama de Ishikawa auxiliam esse processo para chegar na causa raiz.
  • Abrangência: o processo de avaliação de abrangência para as recomendações de melhoria apontadas também é fundamental para um correto tratamento, deve ser verificado se o fato gerador dessa recomendação de melhoria pode estar presente em outros processos ou setores da organização.
  • Ações corretivas: Ao findar as etapas anteriores e já conhecer a causa raiz do fato gerador das recomendações de melhoria é hora de estabelecer os planos de ação. Com base em toda a investigação a organização pode chegar em uma ou mais ações para sanar o problema ocorrido, como ações de treinamento, revisão de processo, revisão de procedimento, double check de processos, etc.
  • Verificação de eficácia: Após as ações corretivas, a organização, de acordo com seus procedimentos internos, verifica a eficácia das ações corretivas.

Na próxima auditoria de manutenção todas as evidências, planos de ação, registros serão verificados pelo auditor responsável para este fechar nos controles da QMS e evidenciar a melhoria contínua por meio das recomendações de melhoria.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.

O que é a Gestão de fornecedores na ISO 9001?

Algo que recebe bastante atenção é a gestão de fornecedores na ISO 9001, pois fornecedores ruins podem afetar severamente qualquer organização. Primeiro, porque matérias-primas de baixa qualidade afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos pelas organizações. O que, é claro, gera insatisfação no cliente e