Tudo que sabemos sobre a nova versão da ISO 9001

Saiba informações cruciais sobre a nova versão da ISO 9001 e o que podemos esperar dela. Leia agora e prepare-se!

A cada dia que passa, estamos mais próximos da nova versão da ISO 9001! O processo de revisão que começou oficialmente no final de 2023 está a todo vapor e já passou por várias etapas.

Devido a nossa proximidade com empresas usuárias da norma, sabemos que a revisão sempre causa atenção e até mesmo apreensão entre os profissionais. Além de que, o mercado todo começa a especular e tentar descobrir o que virá a seguir. Sabemos também que as alterações podem provocar grandes mudanças, trazendo melhores resultados e novas práticas de mercado.

Dessa forma, achamos interessante criar um conteúdo resumindo informações oficiais sobre a nova versão da ISO 9001. Assim, conseguimos apoiar quem está buscando informações e entender melhor como está o andamento do processo de revisão. Para isso, baseamos este texto nas informações do TC 172, disponibilizadas nas notícias públicas.

Neste artigo, vamos atualizar você sobre o processo de revisão e sobre o dito sobre a nova versão da norma. Neste conteúdo, não haverá especulações, apenas um resumo do que foi divulgado pelo órgão responsável pela atualização da norma. Dito isto, vamos lá?

 

Início do projeto de revisão e publicação da nova versão da ISO 9001

Em 3 de agosto de 2023, o TC  176 publicou os resultados oficiais da votação sobre o futuro da ISO 9001. Nesta votação, 36 membros optaram pela revisão; 25 optaram por afirmar a norma como estava; e 17 membros se abstiveram de votar.

A partir daqui, o processo de revisão iniciou-se oficialmente, aguardando a criação de um grupo de trabalho e a indicação de um líder de projeto. Tempos depois, foi publicado um cronograma que previa a publicação da norma no final deste ano de 2025.

Seguindo o prazo normal e as ações planejadas, foi emitido um rascunho da norma, chamado de Working Draft (WD) (rascunho de trabalho). Este rascunho foi disponibilizado para apreciação da comunidade e recebeu mais de 2 mil comentários de especialistas globais.

Frente à enorme quantidade de informações, o comitê responsável decidiu estender o prazo do projeto. O que era inicialmente de 24 meses foi, então, para 36 meses. Dessa forma, o novo prazo estipulado para a publicação da nova versão da ISO 9001 é para setembro de 2026. Dessa forma, não devemos contar com um novo padrão até o ano que vem. O que vai mudar na nova versão da ISO 9001?

O processo de revisão continua em andamento, assim não há publicações do TC 176 sobre os novos requisitos ou mudanças. O que, inclusive, faz sentido, pois tudo pode mudar no decorrer das análises. De qualquer forma, sabemos que o projeto tinha objetivos claros, sendo eles:

  • Assegurar maior alinhamento com o Anexo SL (HLS – High-Level Structure);
  • Responder solicitações de interpretação da norma recebidas anteriormente;
  • Analisar se os atuais requisitos do padrão ainda são aplicáveis e válidos;
  • Avaliar o impacto das mudanças climáticas no padrão ISO 9001; 
  • Entender como as tendências emergentes (incluindo inovações tecnológicas) influenciam a norma;
  • Garantir harmonização com a revisão da ISO 9000:2015 conduzida pelo ISO/TC 176/SC1 WG2.

Além disso, vale ressaltar que já tivemos a inclusão do fator mudanças climáticas na ISO 9001 por meio do Amendment 1 (Emenda 1). Nela, foram inclusos 2 novos requisitos ao item contexto da organização, sendo eles:

  • A organização deve determinar se a mudança climática é uma questão relevante (Adicionado à Cláusula 4.1);
  • NOTA: Partes interessadas relevantes podem ter requisitos relacionados às mudanças (Adicionado à Cláusula 4.2).

Além disso, outras informações interessantes foram divulgadas acerca das saídas da “Reunião plenária do SC2 outubro de 2023”. Elas apontam alguns caminhos da revisão e nos dão pistas de mudanças interessantes. Entre elas, duas informações se destacam:

  • Foi tomada a decisão de que a inclusão de material de orientação na ISO 9001 ocorrerá pela primeira vez, em alinhamento com outras Normas de Sistemas de Gestão;
    • Texto original: “The decision was made that inclusion of guidance material within ISO 9001 will occur for the first time, in alignment with other Management System Standards”.
  • A inclusão da ISO 9001 em um piloto do projeto ISO/IEC SMART para liberar o poder digital dos padrões internacionais;
    • Texto original: “The inclusion of ISO 9001 in a pilot for the ISO/IEC SMART project to unleash digital power of international standards”.

Dessa forma, basicamente, é isso que podemos esperar de uma nova versão da ISO 9001, ou seja, alinhamento ao que foi divulgado pelo TC 176. De resto, só temos a aguardar.

 

O que fazer a partir de agora?

O primeiro ponto a se levar em consideração é que a transição após 2026, pós-publicação da nova versão da ISO 9001, deve garantir tempo suficiente (3 anos) para ajustes e implantação. Assim, não há motivo para pânico e alvoroço. Neste instante, não há ações imediatas.

O que podemos fazer é esperar a publicação, prevista para setembro do próximo ano. Para os mais ansiosos, é possível acessar o rascunho da norma, disponível no site da ISO (com a ressalva de que os requisitos ainda podem mudar). Além disso, pode ser interessante acompanhar canais oficiais do ISO TC 176, acompanhando notícias, notas e pronunciamentos oficiais. Vale dizer, também, que estamos no 2º rascunho da norma, o que mostra o quão potencial podem ser as mudanças.

Somente após a publicação oficial da nova versão da ISO 9001 teremos dimensão exata de planos de ação, treinamentos e adequações que deveremos fazer em nossos sistemas de gestão da qualidade (SGQ).

 

A nova versão da ISO 9001 será positiva ou negativa?

De fato, haverá uma curva de aprendizado, algo que pode gerar resistência, retrabalho em processos e necessidade de capacitação. Além disso, a força-tarefa envolvida na adequação precisará revisar documentos, treinar equipes, adaptar sistemas e passar por nova auditoria de recertificação. Isso tudo gera custos de transição, além de ser possível enfrentarmos certa complexidade de início.

Porém, na prática, acreditamos que a revisão da ISO 9001 tende a ser positiva para as empresas, clientes e usuários. Afinal, já usamos o padrão 2015 há 10 anos (desde 2015) e sua revisão pode trazer muito mais relevância estratégica, pois há possibilidade de incrementarmos temas como sustentabilidade, transformação digital e resiliência. Assim, o SGQ ganhará mais força como ferramenta de gestão, não só de certificação.

Além disso, o reforço às diretrizes do Anexo SL e ao alinhamento com outras normas ISO de sistemas de gestão é inegavelmente positivo. Ele facilita a integração com outras ISO, como a 14001, 45001, 27001, etc., e tem grande potencial para acabar reduzindo burocracias.

Portanto, mesmo que passemos por dificuldades momentâneas no momento da transição, a revisão será boa no médio e longo prazo, pois deixará a norma mais moderna e alinhada às necessidades atuais do mercado. Ou seja, tudo que podemos esperar é que venham boas práticas que nos ajudem a ter mais resultados e melhores condições para nossos SGQs.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.

O que é a Gestão de fornecedores na ISO 9001?

Algo que recebe bastante atenção é a gestão de fornecedores na ISO 9001, pois fornecedores ruins podem afetar severamente qualquer organização. Primeiro, porque matérias-primas de baixa qualidade afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos pelas organizações. O que, é claro, gera insatisfação no cliente e