Sistemas de gestão (SGs) são, de forma resumida, estruturas organizacionais pré-definidas. Eles ajudam a construir e gerenciar os processos, atividades e operações de uma empresa da forma mais eficaz e eficiente possível.
Além disso, os sistemas de gestão são projetados para atender a determinados requisitos. Ou seja, para promover a melhoria contínua do sistema, a conformidade do produto ou serviço, a conformidade legal e regulamentar. Tudo isso, é claro, sem perder de vista os resultados esperados pela empresa.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como os sistemas de gestão têm um papel fundamental no alcance de resultados e são, assim, essenciais para qualquer empresa contemporânea.
3 motivos para implementar sistemas de gestão na sua empresa
Antes de continuar, vale lembrar que estamos nos baseando em sistemas de gestão ligado às normas da ISO (International Organization for Standardization). Entretanto, mesmo outros sistemas, como a brasileira ONA, também estão inclusos no tema deste artigo.
Além disso, existem diversos fatores que demonstram a importância dos sistemas de gestão no alcance dos resultados empresariais. Porém, 3 deles são fundamentais para compreender como um SG pode revolucionar seus processos. Vejamos:
Gestão de riscos
Com a chegada do famoso Anexo SL, a gestão de riscos passou a ser formalmente uma exigência nas normas ISO. Com isso, milhares de profissionais tomaram consciência de sua importância.
Seja para qual nicho for (qualidade, meio ambiente, segurança ocupacional, segurança da informação, etc.), os sistemas de gestão acrescentam em suas estruturas dispositivos e rotinas relacionadas à gestão de riscos.
Assim, ao aderir a um SG, a empresa terá muito mais chances de mapear, tratar e lidar com os riscos que podem prejudicar seus resultados.
Eficiência operacional
Todo processo contém redundâncias, defeitos e desperdícios. Isso é natural e sempre acontecerá. Entretanto, ao implementar um sistema de gestão, isso passa a ser algo a ser melhorado.
Sistemas de gestão incentivam e promovem a melhoria contínua, fazendo com que as empresas busquem compreender seus processos e eliminar ineficiência e desperdícios. Ao, por exemplo, gerenciar os recursos na busca de reduzir o impacto ambiental, diversas oportunidades de aproveitamento e redução de resíduos se apresentam.
Isso, de forma geral, impacta diretamente nos resultados finais dos processos e, assim, da própria empresa. Considerando um mercado cada vez mais competitivo, muitas vezes uma pequena redução nos custos pode ser um grande diferencial de mercado.
Satisfação do cliente
Ainda falando sobre a quantidade de players no mercado, fica evidente a importância de satisfazer o cliente. De garantir a satisfação dele! O cliente satisfeito compra novamente, divulga a marca e a defende frente a concorrência.
Todo sistema de gestão que se preze tem como centro de atenção o cliente (stakeholders). Assim, ao implementar um sistema de gestão, a empresa estará criando dispositivos que garantem que o cliente estará no centro da operação.
Os sistemas de gestão ajudam a refletir sobre a empresa e sobre como seus processos estão direcionados para o cliente.
Se o processo já fizer isso, o SG ajuda a melhorar e potencializar o que o cliente gosta. Se o processo não fizer, o SG ajuda a redirecionar esforços e garantir que tudo esteja de acordo com o esperado pelo cliente.
Tudo isso, é claro, sempre com a sustentabilidade da empresa em vista e pensando em como alinhar estrategicamente os recursos da organização na busca pelos resultados que ela espera obter.
Conclusão final: sistemas de gestão são o caminho para o acerto!
Sabemos que gerenciar uma empresa não é fácil, principalmente sem sistemas de gestão nos auxiliando. Por menor que a organização seja, existem dezenas, centenas, milhares de fatores a serem organizados: colaboradores, fornecedores, leis, processos, regras de mercado, clientes, responsabilidade social, visibilidade de mercado, entre outros.
Agora, imagine ter que conciliar tudo isso às necessidades e expectativas das partes interessadas ao orçamento anual e, é claro, gerar lucros. Quanto maior a empresa, maiores as dificuldades em fazer isso de forma efetiva e sustentável.
Por isso os sistemas de gestão existem, para ajudar a conciliar tudo enquanto protegemos as pessoas e os interesses da empresa. Sem os sistemas de gestão, teríamos que começar do zero e agrupar nossas necessidades sem o auxílio de boas práticas consolidadas. Isso significaria errar muito mais, sem ter base do que fazer, até encontrar um caminho viável.
Sem sistemas de gestão consolidados, como a ISO 9001 ou a ISO 45001, precisaríamos gastar muito mais recursos para desenvolver nossas próprias práticas de gestão. Além disso, provavelmente erraríamos muito mais e perderíamos muito com falhas e riscos não mapeados, o que consiste em uma grande perda de tempo, esforço e dinheiro.
Por fim, mas não menos importante, os sistemas de gestão nos permitem avaliar empresas e entender melhor como elas operam. Isso nos ajuda a avaliar melhor nossos negócios, a qualidade dos produtos e serviços, a reputação das empresas e até mesmo sua ética.
Portanto, os sistemas de gestão constituem parte vital de qualquer empresa que busque sucesso. Sem sistemas de gestão adequados, podemos dizer que as empresas: ou estão sofrendo para melhorar as coisas; ou são amadoras em grande parte do que fazem. Então, o que você está esperando para implementar sistemas que evoluem sua empresa? Conte com a QMS nessa jornada! ??