A ISO 27001 como ferramenta para lei brasileira de proteção de dados

Essa semana foi sancionada a lei brasileira de proteção de dados e a ISO 27001 se apresenta como uma ferramenta essencial para as empresas se adequarem e implementarem todos os controles necessários.

Atualmente a proteção de dados é um assunto debatido globalmente, o tema está em evidência também pelo lançamento recente do GDPR (General Data Protection Regulation ou Regulamento Geral de Proteção de Dados) regulamentando o setor na União Europeia, e o Brasil segue a tendência global com a publicação da lei brasileira de proteção de dados, assim se alinhando as melhores práticas regulação de dados.

parenteseA posse e proteção de dados de usuários é o grande cerne da legislação, independente do porte ou ramo de atividade da empresa a lei é aplicada desde que essa empresa utilize, obtenha ou manipule esses dados.

Alguns pontos da nova lei:

  • A coleta de dados só poderá ser feita com o consentimento explicito de uma pessoa;
  • As empresas deverão informar com que finalidade os dados são solicitados;
  • Entidades públicas não podem repassar dados de usuários a entidades privadas;
  • Só poderão ser solicitados os dados realmente necessários para o uso em questão;
  • Responsabilização sobre tratamento de dados de pessoas e organizações;
  • Mecanismos para alteração e exclusão de dados;
  • Implementação de práticas e medidas para segurança de dados;
  • Sanções por meio de advertências e multas, podendo chegar a 50 milhões.

A segurança dos dados é um tema muito desenvolvido na legislação, o artigo 46 da lei desenvolve diversos requisitos para isso e alinha: “os agentes de tratamento devem adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento adequado”.

leiDe acordo com o descrito acima, é ai que entra a ISO 27001 como ferramenta de controle para segurança dos dados e garantia das melhores medidas técnicas e administrativas de proteção. A ISO 27001 é um padrão internacional reconhecido e validado para segurança de informação, como uma Norma ISO, adota um sistema de gestão baseado na melhoria contínua, estabelece a avaliação de riscos de segurança e proteção, adota medidas e procedimentos de controles e monitora e mede o desempenho do processo.

A ISO 27001 se figura como uma das mais modernas ferramentas para o atendimento de regulações de proteção de dados como a lei Brasileira e a lei Europeia, empresas certificadas já estão a frente nessas práticas, e agora as empresas que precisam se adequar a nova regulação com certeza terão um caminho menos tortuoso por meio da implementação da ISO 27001, as empresa podem aproveitar o prazo para adequação da lei de 18 meses e iniciarem a implementação da Norma desde já, já que normalmente esse processo tem um prazo de 6 a 12 meses.

Para mais informações sobre a ISO 27001 veja aqui.

Para maior detalhamento sobre a lei brasileira de proteção de dados indico um e-book especial do nosso parceiro Studio Estratégia .

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.