Empresas certificadas ISO – Análise ISO Survey 2018

Anualmente a ISO publica uma pesquisa do quantitativo das empresas certificadas ISO no Brasil e no mundo. Apesar dos números absolutos terem uma margem de erro muito grande, a pesquisa é importante para avaliar as tendências do aumento ou redução das empresas certificadas ISO nas normas de referência.

Para compilar as informações desta pesquisa, a ISO contata os organismos de certificação acreditados, para que de forma voluntária, os organismos informem as empresas certificadas ISO. Essa pesquisa traz uma visão geral e abrangente das certificações para as normas disponíveis. Apesar de não refletir o número real absoluto de certificados de ano para ano, devido a diferenças no número de organismos de certificação participantes e no número de certificados que esses relatam, a pesquisa é o único indicativo global. Portanto, na análise da pesquisa nesse artigo não vamos avaliar números absolutos, apenas tendências, e vamos focar em normas de grande impacto nacional e internacional.

 

ISO 9001 e ISO 14001

Em uma análise geral a nível global, podemos observar uma tendência de estabilização das empresas certificadas ISO 9001, a ISO relata uma retração de 4%, porém baseado na margem de erro da pesquisa acreditamos que o número de empresas certificadas a nível global está estabilizado. Enquanto a ISO 14001, a ISO relata uma tendência de crescimento, impulsionada basicamente pelo fato que países europeus apresentaram uma forte tendência de crescimento.

No Brasil ocorre uma tendência de estabilização das empresas certificadas ISO 9001 e ISO 14001, referente a última pesquisa para a atual. Em anos anteriores realmente foi observado uma retração, isso se deu devido a transição da norma para versão 2015 e também a crise econômica nacional, porém agora o número de empresas certificadas ISO 9001 e ISO 14001 se estabilizou no Brasil e a tendência nos próximos anos é um pequeno crescimento, impulsionado por novas empresas certificadas e um cenário econômico liberal.

 

ISO 37001

Sobre a ISO 37001 é nítido que os países latinos, figuram com o maior número de certificações, como o Brasil, seguidos também por países orientais como Coréia do Sul e Malásia. Fato importante é que, o Reino Unido figura em posição de destaque na Europa e é também observado que começam as certificações de ISO 37001 nos Estados Unidos, países esses com grande cultura em Compliance Antissuborno.

Pelo fato de ser uma norma recente e ter figurado com grande aceitação de grandes players globais na busca pela certificação e principalmente na exigência de certificação à alguns tipos específicos de fornecedores, é nítido que as empresas certificadas ISO 37001 irão ter forte crescimentos nos próximos anos.

 

ISO 45001

A Norma também aparece pela primeira vez na pesquisa da ISO, e já conseguimos verificar um forte impulsionamento da certificação na Europa e Ásia. A ISO 45001 agora como norma global de segurança e saúde ocupacional irá seguir seu papel de crescimento nos próximos anos, substituindo normas nacionais e principalmente a OHSAS 18001 adotada em diversos países, como no Brasil, mas não apenas limitado a isso. A ISO 45001 será uma ferramenta adotada por grandes empresas para contratação de fornecedores e decisão de investimentos.

 

ISO 27001

A certificação ISO 27001 novamente aparece no topo da lista de crescimento e continuará crescendo devido as regulações internacionais de proteção de dados, como GDPR, LGPD e outras. China, Japão, Reino Unido e Índia figuram no topo da lista, como países com o maior número de empresas certificadas ISO 27001, tudo indica que nos próximos anos o Brasil fará parte dessa lista.

 

Outras certificações

Certificações como ISO 22000, ISO 13485, ISO 20000-1 e ISO 22301 são certificações importantes a nível global, porém ainda com baixa aceitação no mercado brasileiro, porém isso tende a mudar com uma maior abertura econômica nacional e acordos comerciais entre blocos e países como anunciados recentemente pelo governo.

A QMS atua e é referência nas principais certificações aqui expostas, caso queira saber sobre o processo de certificação entre em contato conosco.

Para ver a pesquisa completa ISO Survey 2018 e todos os números de certificação você pode acessar aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?