Saber se o certificado ISO é válido é muito mais importante do que saber se a empresa possui alguma certificação. Afinal, um certificado vencido ou fora do escopo não traz nenhuma garantia de conformidade, o que pode levar sua empresa a selecionar fornecedores ou fazer compras errôneas. E essas compras, por consequência, podem acabar gerando não conformidades para sua empresa.
Por isso, no conteúdo de hoje, vamos explorar alguns itens que você precisa conferir ao checar o certificado de alguma empresa ou, até mesmo, para compreender melhor a certificação da sua organização. Após terminar essa leitura, você conhecerá melhor os certificados ISO e estará apto a avaliar a veracidade deles!
Além disso, vamos falar da certificação de forma geral, dessa forma, as dicas contidas aqui valem para a ISO 9001, para ISO 14001, ISO 45001 e qualquer outra norma da Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization).
Fatores para analisar se um certificado ISO é válido
Com um olhar cuidadoso, vários detalhes vão denunciar um certificado com problemas. Para ajudar a direcionar sua análise, juntamos todo nosso know-how e separamos aquilo que vai te ajudar nesta análise. Dessa forma, para verificar se um certificado ISO é válido, você deve:
1 – Verificar escopo e informações básicas da empresa
Pode parecer óbvio, mas o primeiro aspecto a avaliar são as informações básicas da empresa. Verifique se a razão social está de acordo com a do contrato com o fornecedor, veja se os endereços do escopo de certificação batem com os endereços da organização, etc. Essa análise inicial, dependendo do contexto, pode mostrar problemas ou até mesmo invalidar o certificado.
Porém, ainda mais importante que isso é verificar e analisar o escopo da certificação. Não é incomum que as empresas limitem seu escopo de certificação para algum processo, produto ou atividade em especial. Não há problema nenhum nisso, porém, você precisa avaliar se o produto ou serviço que você está contratando está dentro do escopo de certificação, dentro dos limites de fornecimento da organização e do sistema de gestão auditado.
2 – Analisar a data de validade do certificado
Toda certificação tem um prazo de validade, sendo preciso passar pelo processo de recertificação ou manutenção após findo esse prazo. No geral, o clico de validade dos certificados ISO é de 3 anos, após esse prazo e depois da devida validação do sistema de gestão, as certificadoras emitem um novo certificado válido para as empresas.
Ao receber um certificado, então, você precisa conferir o prazo de validade dele, garantindo que ele está dentro do prazo de validade e vigente. Isso vai garantir que a empresa está passando por auditorias externar constantes e que seu sistema de gestão continua conforme a norma auditada.
3 – Selos de avaliação da conformidade da certificadora
É preciso compreender que existe uma infraestrutura muito grande de avaliação da conformidade. Ela vai muito além da relação certificadora / empresa e abrange uma série de órgão e instituições. Para que a certificadora possa auditar corretamente o seu sistema de gestão, ela mesma passa por um processo de auditoria para, então, ser acreditada e poder emitir certificados válidos.
Assim, no seu certificado, além de constar a logomarca da certificadora, você encontrará também os selos de conformidade que mostram que essa organização foi acreditada e é competente para tal. Aqui no Brasil, por exemplo, nós temos o Inmetro, que atua por meio do CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação). A QMS Certification atua com acreditação do IAS (International Accreditation Service), um organismo americano de acreditação.
Assim, no seu certificado, além da certificadora, irão constar também os selos que fazem parte de toda essa infraestrutura, tais quais do CGCRE ou do IAS, por exemplo.
4 – Selo do IAF (International Accreditation Forum)
Assim como a certificadora é acreditada por organismo externo, esses organismos acreditadores também passam por validação e precisam fazer parte da já citada infraestrutura de avaliação da conformidade. Essa cadeia traz mais credibilidade para todo o processo e garante que as melhores boas práticas serão aplicadas ao processo de certificação.
No caso das normas ISO, todo órgão acreditador é avaliado e também acreditado pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF). Esse selo internacional faz com que os certificados sejam válidos em praticamente todo o planeta.
Esse conteúdo foi baseado em um vídeo muito lega da Ana Carneiro, nossa gerente técnica. Nele, Carneiro ensina o passo a passo para verificar se o seu certificado de sistemas de gestão é válido e dá uma dica muito útil e prática sobre como consultar esses selos via link de verificação. Assista para saber como:
Certificado ISO é válido
A verificação da validade de um certificado ISO vai muito além de uma mera formalidade. Ela tem a ver com garantir a credibilidade da empresa e a conformidade do sistema de gestão com padrões e boas práticas reconhecidas internacionalmente.
Um certificado inválido, vencido ou emitido por um organismo não acreditado pode causar muitos prejuízos, comprometendo as relações comerciais, causando a perda de confiança de clientes, parceiros e outras partes interessadas, além de expor a organização a riscos jurídicos e de reputação.
Na QMS Certification, nossa missão vai além da certificação. Sempre prezamos por transparência e credibilidade, por isso garantimos que todos os certificados emitidos por nós sejam facilmente verificáveis e estejam em total conformidade com as normas internacionais. Nosso compromisso é oferecer não apenas a certificação, mas a confiança de que nossos processos seguem os mais altos padrões de qualidade, assegurando que nossos clientes tenham a segurança de uma certificação válida e amplamente reconhecida.
Dessa forma, certificar-se de que o certificado ISO é válido, autêntico, e devidamente reconhecido demonstra não apenas responsabilidade, mas também um compromisso genuíno com a qualidade, excelência, sustentabilidade ou qualquer outra matéria aplicável. Afinal, a confiança no mercado é construída sobre bases sólidas, e validar um certificado é assegurar que essas bases são reais e confiáveis! Agora, cabe a você prezar por transparência e credibilidade, verificando esses fatores e garantindo certificações mais éticas, seguras e sustentáveis!