3 erros na implementação da ISO 9001

3 erros na implementação da ISO 9001

Conheça os erros na implementação da ISO 9001 e saiba como evitá-los para criar um SGQ que traz resultados verdadeiros para sua organização. Leia agora!

Alguns erros na implementação da ISO 9001 podem custar muito caro aos resultados da sua empresa. Eles podem levar a diversos prejuízos, como a não obtenção da certificação, excesso de burocracia e até mesmo à maior lentidão dos processos.

Outro problema comum é o engessamento do sistema de gestão e, assim, dos processos. Isso dificulta muito a inovação e faz com que os processos fiquem estagnados, deixando a empresa parada no tempo. Por isso, atentar-se a uma boa implementação é a chave para conquistar mais resultados e melhoria contínua!

Para isso, é preciso focar em conhecimento e capacitação, bem como fugir de algumas armadilhas comuns ao projeto de implementação da ISO 9001. No artigo de hoje, escolhemos falar sobre 3 erros graves que podem prejudicar o seu sistema de gestão da qualidade e, assim, fazer com que sua empresa não conquiste os resultados esperados. Vamos ao conteúdo!

 

1º erro: passar muito rapidamente pela avaliação inicial dos processos

O processo de implementação da ISO 9001 vai organizar as coisas e, assim, várias lacunas que não constavam na empresa serão preenchidas. Por exemplo, muitos processos passarão a ter responsáveis e responsabilidades mais bem definidos. Novos controles serão criados ou até mesmo atualizados para servir melhor à análise dos resultados. Pode até mesmo acontecer de identificarmos alguma necessidade de procedimentalização ou mapeamento que estava faltando.

Porém, só será possível identificar essas melhorias se realizarmos uma análise completa e minuciosa dos processos existentes. Se durante a implementação, focarmos apenas nos requisitos da norma, muito provavelmente não encontraremos as falhas, faltas e problemas já existentes.

Portanto, vale a pena começar com um bom mapeamento de processos, algo que te ajuda a compreender sua empresa e encontrar não conformidades e melhorias. Usar softwares de mapeamento pode te ajudar a trabalhar melhor essa questão, assim como te ajudar realizar atualizações mais facilmente no futuro.

 

2º erro: criar documentos de forma desnecessária e exagerada

Principalmente na implementação inicial do sistema, é comum que as pessoas interpretem o cumprimento dos requisitos da norma como “criação de documentos”. Isso se agrava quando os profissionais têm pouco conhecimento sobre ISO 9001 ou gestão da qualidade. Quando isso acontece, o resultado é uma verdadeira enxurrada de novos documentos sendo criados apenas para “passar na auditoria”. Ou seja: burocracia excessiva!

Por isso, lembre-se de focar no uso desses documentos e na eficácia de utilização deles e, mais que isso, na eficácia dos processos da sua empresa. É natural surgirem novos documentos, mas esses documentos precisam realmente servir para melhorar os processos, e não para serem mostrados para o auditor.

Uma boa dica para fugir desse problema é envolver os colaboradores que utilizarão esses documentos e garantir que todos estão conforme o que será documentado. Neste momento, as pessoas validarão se determinado procedimento, por exemplo, está claro e é realmente útil para o dia a dia de execução dos processos.

 

3º erro: desconectar os objetivos do SGQ do planejamento estratégico da sua empresa

Um dos maiores erros na implementação da ISO 9001 é isolar esse processo da estratégia da empresa. E isso acontece muito quando as empresas cometem os dois erros anteriores desta lista.

A implementação de um SGQ leva a definições muito importantes, como a política da qualidade ou os objetivos da qualidade. Quando a empresa não olha para seus processos ou apenas cria documentos para passar na auditoria, essas definições geralmente acabam não apoiando ou até mesmo contradizendo o planejamento estratégico.

Para evitar ainda mais erros na implementação da ISO 9001, comece desde o início levando em conta a estratégia da empresa e criando documentos, processos, procedimentos, políticas e objetivos que sirvam para ajudar a empresa concretizar seus planos estratégicos. Quando isso acontece, a gestão da qualidade será muito mais bem-vinda entre as pessoas, assim como será constantemente discutida e debatida dentro da organização.

 

Evitar erros na implementação da ISO 9001 significa atuar de forma estratégica!

Ao pensar nos erros descritos aqui e nas formas de evitá-los, chegamos à conclusão de que a implementação da ISO 9001 é uma jornada que exige planejamento estratégico, engajamento de toda a organização e um olhar muito atento aos detalhes.

Evitar estes erros comuns ajuda a garantir que o SGQ seja mais do que um conjunto de documentos e regras, seja verdadeiro um motor para o crescimento sustentável da empresa e de todas as suas partes interessadas. Um bom SGQ, bem implementado, não apenas organiza processos, mas transforma a cultura da empresa na totalidade, promovendo maior clareza de responsabilidades e engajamento em todos os níveis, assim como processos mais consistentes e conformes.

Portanto, quando o sistema é projetado com cuidado e executado de forma consistente, a organização se torna mais ágil e preparada para enfrentar desafios. A melhoria contínua não é apenas um conceito teórico e se traduz em processos mais eficientes, redução de retrabalho e desperdício e na capacidade de antecipar e resolver problemas antes que eles aconteçam ou se tornem críticos.

A implementação da ISO 9001 deve ser encarada como uma oportunidade de evolução para toda a organização e não como uma obrigação burocrática. A norma é uma ferramenta poderosa que, quando bem utilizada, se torna a base para a construção de um futuro sólido, sustentável, competitivo e inovador. Assim como em qualquer grande empreendimento, o sucesso exige muito planejamento, um forte engajamento e, acima de tudo, um compromisso genuíno com a excelência!

 

Como o auditor avalia esses pontos nas auditorias externas? [vídeo complementar]

Este artigo sobre os erros na implementação da ISO 9001 foi escrito com base em um vídeo da nossa gerente técnica, a Ana Carneiro. No conteúdo, ela fala um pouco melhor sobre cada um destes erros, dando mais dicas e informações sobre a implementação de um bom sistema de gestão da qualidade!

Além disso, ela também traz o olhar da certificadora e explica como os auditores avaliam essas questões durante o processo de certificação. Então, se você não quer cometer erros no seu SGQ e garantir sua certificação ISO 9001, vale a pena conferir. Assista clicando abaixo:

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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