ONA e ISO 9001 – saiba a diferença e qual adotar na sua organização

ONA e ISO 9001 – saiba a diferença e qual adotar na sua organização

Entenda as diferenças entre ISO 9001 e ONA e descubra qual delas adotar para melhorar os resultados da sua empresa. Leia agora!

ISO 9001 e ONA são duas normas muito populares no mundo da gestão, sendo adotadas por milhares de empresas. Porém, quem está começando nesta área pode não compreender exatamente qual o objetivo de cada uma delas.

De forma geral, tanto a ISO 9001 quanto ao ONA tem como objetivo melhorar a gestão organizacional e a qualidade dos produtos e serviços. Da mesma forma, elas buscam garantir que as necessidades e expectativas dos clientes (ou pacientes) sejam supridas. Entretanto, como veremos, a 9001 acaba sendo um pouco mais abrangente, enquanto a ONA foca em uma única área ou setor em específico.

No artigo de hoje, veremos as diferenças entre essas duas normas e descobriremos com elas podem ajudar a trazer mais qualidade para seus processos e clientes, o que vai fazer com que sua empresa alcance resultados incríveis! Vamos ao conteúdo?

 

ISO 9001 – sistemas de gestão da qualidade

A ISO 9001 é a mais famosa das normas publicadas pela International Organization for Standardization (ISO). Ela é uma norma internacional que visa fornecer frameworks (estruturas) para a implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade (SGQ).

Está norma é mais abrangente e genérica, podendo ser aplicada a qualquer organização, independentemente do porte ou setor. Porém, devido às suas origens, sua principal área de atuação tem sido nas indústrias de todo o planeta. Seu principal foco é o aumento da satisfação do cliente e a melhoria da eficiência operacional.

Para conquistar a certificação ISO 9001, as empresas passam por auditorias externas que visam avaliar a conformidade com os requisitos da norma e, assim, comprovar que existe um sistema vigente e que realmente atua para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. A ISO 9001 é uma estrutura de adoção voluntária e pode não só melhorar os processos empresariais como também ser um grande diferencial de mercado.

 

ONA – Organização Nacional de Acreditação

A ONA, por sua vez, é uma organização 100% brasileira que desenvolve e promove programas de acreditação voltados mais especificamente para a qualidade e segurança na área da saúde. Assim, é possível buscar a acreditação junto ao órgão para atestar competência e possuir diferenciais de mercado.

Enquanto a ISO 9001 é abrangente e amplamente aplicável, a acreditação ONA é diretamente voltada para instituições da saúde, tais quais hospitais, clínicas e laboratórios. Ela avalia diversos aspectos, incluindo a segurança do paciente, a qualidade da assistência e a gestão organizacional como um todo.

Outro fator interessante é que a ONA possui diferentes níveis de acreditação e cada nível possui critérios progressivamente mais exigentes. Assim, uma instituição pode ser acredita em nível 1, 2 ou 3. Já a ISO 9001 corresponde a um certificado único (sem níveis), voltado ao SGQ como um todo.

 

Diferença entre acreditação e certificação

Cabe ressaltar que a ISO 9001 é uma certificação, enquanto a ONA é uma acreditação. Embora ambas correspondam a processos de avaliação e envolvam a necessidade de auditorias externas, bem como busquem verificar a conformidade com padrões específicos, elas têm diferenças importantes.

Uma certificação (como a ISO 9001) foca apenas em entender o sistema de gestão e como ele funciona, avaliando se ele está ou não conforme aos requisitos da norma. Assim, o foco está no sistema, avaliando a estrutura, políticas e procedimentos para garantir que a empresa segue as boas práticas de gestão indicadas na norma.

Já uma acreditação (tal qual a ONA) atua de forma mais profunda, avaliando a competência de uma empresa para prestar serviços em determinada área. Assim, a acreditação é também um atestado da capacidade da organização de oferecer produtos. Ela busca avaliar se a instituição está apta a prestar serviços de qualidade (e no caso da ONA, de segurança) e em conformidade com padrões específicos do setor foco.

Ambas as modalidades são importantes e sua adoção depende de diversos fatores ligados ao contexto das organizações e ao nicho em que elas atuam. Bem como, ambas ajudam organizações a melhorar seus produtos, serviços e gestão, auxiliando a conquistar conformidade com as exigências de mercado, leis e regulamentos.

 

ONA e ISO 9001 – qual delas você deve adotar?

Embora ambas estejam relacionadas à gestão da qualidade, ISO 9001 e ONA não são a mesma coisa. Elas atendem diferentes necessidades e setores e isso precisa ser levado em consideração.

Para organizações relacionadas à área da saúde, ambas são úteis e podem ser utilizadas para melhorar a empresa e os produtos e serviços oferecidos. No Brasil, a utilização da ONA é mais comum, sendo uma norma específica e nacional, porém algumas instituições optam por ter ambas funcionando de maneira integrada (ISO e ONA), o que pode ser bastante benéfico.

Para empresas de outros setores, a adoção da ONA muito provavelmente não fará sentido. Assim, a ISO 9001 é a norma ideal para a adoção de um sistema de gestão da qualidade. Ela possibilita implementar boas práticas e identificar pontos de melhoria, riscos, necessidades e expectativas dos clientes, entre outros fatores importantes.

Portanto, podemos concluir que a certificação ONA é essencial no setor de saúde, garantindo mais segurança para o paciente e mais eficiência operacional e competitividade para as instituições. Enquanto isso, a ISO 9001 pode beneficiar todos os setores, garantindo uma qualidade consistente, mais satisfação do cliente, maior eficiência operacional e acesso a novos mercados.

Ambas as normas promovem uma cultura de melhoria contínua e aumentam a credibilidade das organizações frente ao mercado em que atuam, contribuindo de forma muito positiva para a qualidade e eficácia dos serviços e produtos oferecidos, além de fortalecer a reputação no mercado! Resumindo, independentemente de qual delas você vá adotar, a única certeza é que sua empresa será melhor e mais forte!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

O tema ESG tem tido destaque significativo nos últimos anos. As empresas estão percebendo a importância de integrar as práticas de ESG nas operações não apenas para atender a legislação, como também para melhorar a sustentabilidade e credibilidade no mercado.