A apresentação de resultados da ISO 9001 é um momento essencial para a manutenção do sistema de gestão da qualidade (SGQ), bem como para realizar ajustes de rota e promover melhoria contínua.
Empresas que não realizam essa boa prática geralmente sofrem com vários problemas, que podem ir desde a maior incidência de riscos, passando pelo desengajamento da alta direção e até mesmo impactos negativos na satisfação do cliente.
Além disso, a falta de uma análise mais apurada dos resultados faz com que a empresa não consiga avaliar corretamente a assertividade do alcance da estratégica. Isso permite que seja mais difícil tomar decisões, bem como manter os processos e atividades em constante desalinhamento com os objetivos estratégicos.
Portanto, não realizar a apresentação de resultados da ISO 9001 compromete a eficácia do SGQ, enfraquece a capacidade da organização de melhorar continuamente e pode levar a uma série de problemas que afetam negativamente sua empresa. Por esse motivo, resolvemos falar um pouco sobre esse assunto, trazendo insights sobre sua importância e como fazê-lo. Agora que já compreendemos um pouco sobre seus impactos, vamos ao conteúdo!
O que é a apresentação de resultados da ISO 9001?
De forma simples, a apresentação de resultados da ISO 9001 é o processo de comunicar regularmente o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade para as partes interessadas – que podem ser a alta direção, os colaboradores, os clientes e até mesmo fornecedores.
Essa atividade envolve comunicar as informações de desempenho e conformidade do SGQ, o que pode incluir a análise de dados relevantes, identificação de melhorias e a garantia do alinhamento com os objetivos estratégicos. Tudo isso ajuda a promover mais transparência, bem como pode levar a importantes mudanças na empresa e no SGQ.
Não existe uma periodicidade obrigatória, porém é comum que essa atividade aconteça anual ou semestralmente nas empresas. Além disso, a frequência de apresentação dos resultados varia conforme o contexto da sua empresa e das necessidades do seu processo. Entretanto, vale ressaltar que ela precisa assegurar o monitoramento contínuo do desempenho e deve acontecer em uma frequência que garanta isso.
Quais resultados devo apresentar?
Os resultados apresentados variam de acordo com a empresa e seu contexto, não sendo possível passar um roteiro taxativo para você. Entretanto, algumas informações podem ser universais. Assim, os principais resultados que você pode apresentar no contexto da ISO 9001 incluem:
- desempenho dos processos internos: indicadores de eficiência e eficácia dos processos-chave, bem como resultados alcançados;
- conformidade com requisitos da norma: resultados das auditorias internas e externas, e conformidade com os requisitos normativos e legais pertinentes ao seu negócio;
- satisfação do cliente: dados de feedback recebidos, bem como pesquisas de satisfação e retroalimentação do cliente;
- ações corretivas e preventivas: status e eficácia das ações implementadas, não conformidades, planos de melhorias e etc;
- riscos e oportunidades levantadas: ameaças internas ou externas, assim como as oportunidades de melhorar os resultados e evitar problemas;
- indicadores da qualidade dos processos: como a taxa de defeitos, índice de retrabalho, tempo de ciclo (lead time) e outras métricas importantes;
- oportunidades de melhoria: melhorias identificadas por meio da análise crítica dos dados, auditorias, observação e quaisquer insights relevantes;
- histórico de apresentações anteriores: conclusões ou decisões estratégicas decorrentes de análise dos resultados anteriores, bem como o andamento de possíveis planos de ações ou tratativas diversas;
De forma geral, esses resultados fornecem uma visão completa do desempenho do SGQ e suportam uma tomada de decisões mais assertiva e focada nas necessidades da empresa. Entretanto, é preciso analisar o contexto da organização e seus processos e acrescentar quaisquer outros resultados que ajudem a esclarecer pontos de atenção, promover melhorias ou analisar melhor riscos e oportunidades.
Além disso, vale ressaltar que não basta apenas apresentar números e gráficos. Ou seja, é fundamental que haja uma verdadeira análise crítica dos resultados. Isso envolve identificar tendências, causas raízes de problemas, oportunidades de melhoria e até mesmo verificar se as ações tomadas anteriormente estão surtindo efeito ou atingindo os resultados estratégicos.
Resumindo, a apresentação de resultados da ISO 9001 é uma análise crítica que transforma fatos e dados em insights e ações concretas que serão executadas pela empresa para alcançar mais resultados!
Apresentação de resultados da ISO 9001: ajustando a rota, impulsionando os resultados!
Muitas empresas não entendem que a apresentação de resultados é uma prática que vai muito além de uma simples obrigação normativa. Ela é uma oportunidade sem igual de fortalecer a cultura da qualidade e garantir que o SGQ esteja sempre alinhado com os objetivos estratégicos da organização. Por isso, os resultados apresentados devem ser relevantes e alinhados à visão, missão e aos valores da empresa.
Além disso, a apresentação de resultados deve envolver ativamente a alta direção, pois ela é a guardiã da cultura e do futuro da empresa, é ela quem define as diretrizes estratégicas do SGQ e os objetivos a perseguir. A participação da alta direção não apenas demonstra comprometimento com a qualidade, como ajuda a garantir que as decisões tomadas estejam alinhadas aos resultados esperados por todas as partes interessadas.
Bem como a própria norma em si, a apresentação de resultados da ISO 9001 é uma poderosa ferramenta estratégica, algo que não deve ser encarado com desdém ou apenas como burocracia. Ajustar a rota empresarial com base neste processo é essencial para manter a organização no caminho certo enquanto impulsiona os resultados por meio de melhorias contínuas e decisões assertivas! Portanto, concentre-se nos pontos que realmente importam para o crescimento da sua empresa.
Por fim, procure demonstrar como cada ação está contribuindo para o sucesso e destaque as áreas onde as pessoas e departamentos podem melhorar. Envolva sua equipe sempre que pertinente e celebre as vitórias, use os resultados como um guia para as próximas etapas e como um fator de engajamento. Lembre-se: o objetivo é ajustar a rota, mas também motivar todos a seguir na direção certa, com confiança, clareza e assertividade!